Portugal tem mil lugares incríveis para se conhecer, dos românticos, passando pelas caves de vinho no porto, aos ao ar livre como as praias de Algarve e as ondas  gigantes de Nazaré. E é sobre elas que vamos falar hoje.

Se você é um amante de aventuras e esportes ao ar livre não pode deixar de conferir a temporada das maiores ondas do mundo que acontece todo ano em Nazaré.

Entre Janeiro e Março você consegue bons períodos de ondulação para apreciar esse fenômeno que tem atraído cada vez mais turistas e fez de Nazaré um destino que entra na lista dos roteiros junto com Lisboa e Porto.  A partir do Forte de São Miguel Arcanjo, que fica no topo de um penhasco, você tem uma vista privilégiada das Ondas Gigantes e pode se juntar aos turistas que esperam ansiosos pelas formações.

A vista é incrível a partir deste ponto, pois abaixo do forte termina o cânion submarino (Canhão de Nazaré) que faz com que as ondulações se transformem nas ondas gigantes quando chegam perto da praia. O Canhão de Nazaré atinge uma profundidade máxima superior a 5 mil metros na parte mais afastada da praia e próximo dela tem profundidade mínima de 50 metros, o somatório desses fatores faz com que essa formação funcione como uma rampa de lançamento na direção da praia projetando as águas em movimento para cima e dando origem as famosas Ondas Gigantes de Nazaré.

Com certeza esse espetáculo da Natureza merece uma visita além de apreciar os surfistas corajosos que resolvem enfrentar essas ondas em busca de um novo record. A partir de Lisboa você pode visitar Nazaré utilizando trens que partem da estação Rossio duas vezes por dia, e custam 10,50 euros por trecho em média. A viagem dura pouco mais de 3 horas e o desembarque é feito em Famalicão da Nazaré. A temporada das ondas gigantes ocorre sempre no inverno (de Novembro a Janeiro) para ver as ondulações em tempo real viste: http://nazarewaves.com/en/Home/InfoSurfReport

Confira os horários e valores dos trens (Comboios) em: http://www.cp.pt

Fonte: O estadão